Portal Faxinal

NOTÍCIAS



Você sabe o que é infecção urinária?

15/01/2019 às 10h07

O que tem feito e calor nesses últimos dias prova mesmo que estamos vivendo o verão. Correndo pelos feeds das redes sociais, o que mais se vê são fotos de pessoas em praias, piscinas e até o banho de mangueira está ajudando a aguentar as temperaturas altas.
Porém, poucas pessoas sabem que este período do ano também faz com que sejam maiores as chances de se contrair uma doença comum principalmente em nós mulheres: a infecção urinária.
A doença acontece quando bactérias sobem pela uretra e se instalam em algum dos órgãos do trato urinário.  O mais comum é a infecção na bexiga, causando a cistite. Os sintomas são a necessidade frequente de ir ao banheiro, ardor e dor ao urinar, entre outros. A cistite pode ser bastante incômoda e o quadro pode durar de poucos dias a algumas semanas.
O verão é favorável para adquirir a infecção urinária por vários motivos. Um deles é a exposição constante à umidade. O ato de ficar com roupas de banho molhadas durante todo o dia aumenta as chances de bactérias infiltrarem-se no trato urinário, podendo levar à doença. É comum o hábito de passar várias horas na praia com sungas e biquínis úmidos. Além disso, em época de férias, muitas pessoas costumam mudar seus hábitos alimentares. A rotina alimentar diferente pode levar a um desequilíbrio do organismo, baixando suas defesas naturais e facilitando as infecções.
Nesta época do ano, é ideal consumir no mínimo dois litros de água por dia. Muitas pessoas não seguem esta recomendação e permanecem desidratados nos dias quentes. A hidratação adequada equilibra as funções corporais e permite que o organismo elimine agentes infecciosos pela urina.
As mulheres são alvos mais fáceis para a infecção urinária; isto ocorre porque a uretra feminina (canal da urina) é curta, o que facilita a entrada de bactérias. Além disso, a proximidade entre o ânus e a uretra feminina propicia maior risco de migração de bactérias provenientes do intestino para o sistema urinário.
No calor, as mulheres devem ficar extremamente atentas à higiene pessoal e devem evitar ao máximo ficarem de roupas de banho molhadas por várias horas. O ideal é trocar para trajes de algodão secos logo quando deixam o mar ou piscina. Além disso, a alimentação e hidratação devem ter cuidado especial.
Ficar sem urinar por muito tempo também é uma péssima ideia, pois adiar o ato de urinar, deixando a bexiga cheia, cria condições perfeitas para infecções do trato urinário. O ideal é não atrasar o esvaziamento da bexiga e urinar principalmente após sair da água.
Cuidados simples fazem com que nossa saúde permaneça boa por muito mais tempo, então, por você: CUIDE-SE!

Fonte: Dhyna Bosetti



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

* Fique tranquilo que ele não será exibido junto ao comentário.





VEJA TAMBÉM