Portal Faxinal

NOTÍCIAS



Pra Elas: A época do milho

08/01/2019 às 13h11

É a época dele

 Essa época do ano é muito generosa na quantidade de frutas, legumes e grãos. Hoje o assunto é de longe o meu preferido, o milho.

   Nossa região é abençoada na produção dele, é fácil encontrar pelos mercados e todos temos aquele conhecido que sempre faz um agradinho.

    Aqui por casa ele tem sido o lanche da tarde nos últimos dias, é rápido, fácil, gostoso, não faz sujeira e faz um bem danado.

   Ele é rico em antioxidantes, é um cereal que tem funções de proteção muito importantes para a visão, o intestino e o sistema imunológico e que ainda prolonga a sensação de saciedade, afastando a fome por mais tempo.    

  Fonte de vitaminas e fibras, e ainda ajuda na reposição de minerais.

  Uma porção de 100 gramas de milho verde cozido contém cerca de 100 calorias, 3,5 gramas de proteínas, 20 gramas de carboidratos e 2,5 gramas de gorduras, além de cobre, fibras, fósforo, magnésio, potássio, zinco, vitamina E e B3.

  

Graças a seus antioxidantes carotenoides ele protege a parte interna da retina dos danos e alterações proporcionados pela exposição à luz.

 

O óleo de milho é uma boa fonte de ácidos graxos, inclusive ômega 3, que fortalecem a saúde cardiovascular do corpo por normalizarem os níveis de colesterol ruim e a pressão arterial elevada. O óleo de milho pode ter propriedades que reduzem o colesterol nos vasos sanguíneos, que em excesso pode causar doenças cardiovasculares.

 

Outro benefício do milho é a melhora do sistema imunológico, que protege o corpo de vírus, bactérias e outras ameaças que podem resultar em doenças.

Por ser fonte de vitaminas do complexo B e ter boa concentração de fibras, auxilia na regulação e na liberação de insulina no sangue, evitando picos glicêmicos.

   As fibras auxiliam na proliferação de bactérias benéficas ao sistema digestivo humano, o que ajuda na diminuição do risco de desenvolver doenças intestinais.

Ainda por cima, as fibras colaboram com o bom funcionamento do intestino.

    Rico em carboidratos, o milho também é uma ótima fonte de energia.

   É fonte rica de betacaroteno, o que é um excelente nutriente para a saúde da pele.

  Só não vá sair comendo milho adoidada por aí. Até o que faz bem em excesso, faz mal. O consumo precisa ser moderado se você quer emagrecer. Por ser fonte de proteínas e fibras, o milho pode ser importante aliado ao prolongar a sensação de saciedade.

  Bom, eu prefiro mesmo é o milho cozido na água só com um tiquinho de sal, mas vou compartilhar aqui uma receita de BOLO CREMOSO DE MILHO, é delicioso e muito fácil de se fazer. Aliás, faça a receita e me chama pra experimentar junto. :)

Ingredientes:

3 copos de milho verde

3 ovos grandes

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 copos de açúcar refinado

2 copos de leite

2 colheres (sopa) de margarina

1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata tudo no liquidificador até misturar bem, depois forma untada e forno a 250 graus por aproximadamente 40 minutos.

ESPERE ESFRIAR PRA TIRAR DA FORMA!

 

Fonte: Dhyna Bosetti



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

* Fique tranquilo que ele não será exibido junto ao comentário.





VEJA TAMBÉM