Portal Faxinal

NOTÍCIAS



Mais um animal é vítima de envenenamento no Bairro Rosa

06/12/2018 às 13h17
Atualizada em 10/12/2018 - 05h45

Mesmo com diversas campanhas de conscientizações e a forte repercussão da morte de um cão, por um segurança de uma rede de lojas, os pequenos animais continuam sendo vítimas da maldade alheia.

Mais um  caso de envenenamento foi registrado em Faxinal dos Guedes. Desta vez um cachorro de porte pequeno foi encontrado próximo a Rua Itaibu no Bairro Rosa, por volta das 10 horas desta quinta-feira (06).

De acordo com populares, uma veterinária foi chamada, mas não foi possível salvar a vida do animal.

Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais.

Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de três meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos cinco anos, a Lei permite ao Juiz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.
Para castigar ou, ao menos, incomodar o envenenador, deve-se evidenciar a autoria dele e sua intenção em cometer o crime. Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos em vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno. Leve tudo (o animal e o alimento) para um veterinário pois ele poderá encaminhá-lo a um órgão competente para fazer a necropsia e emissão de um laudo oficial da causa da morte. Consiga testemunhas ou outros fatos relacionados ao envenenamento. Já de posse do laudo e com as fotos, vá a delegacia com as testemunhas munidas de RG e faça um BO (Boletim de Ocorrência).

Se além de matar o animal, o veneno venha a afetar alguma pessoa, o crime torna-se mais grave, podendo ser qualificado como tentativa de homicídio.
 

Fonte: Portal Faxinal



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

* Fique tranquilo que ele não será exibido junto ao comentário.





VEJA TAMBÉM