Portal Faxinal

NOTÍCIAS



Pra Elas: Lá vem o Sol

O Post de hoje é sobre os cuidados com o astro rei na estação mais quente do ano.

06/12/2018 às 05h51
Atualizada em 10/12/2018 - 05h46

Foto: Hanna Döhl
Estamos vivendo a estação mais linda do ano, a primavera, tudo florido, colorido, pássaros cantarolando e o sol brilhando, e eis que chego na questão, o sol. Vocês perceberam que ele parece estar cada vez mais forte? Minha mãe até arrisca em dizer que ele está mais perto da terra.
    
Quem me conhece sabe que eu sou muito branquela (para quem não conhece tem foto minha no primeiro post), e não é por minha vontade, sou alérgica ao sol. Até imagino sua cara de espanto agora, todos fazem ela quando falo a respeito disso.

Por mais estranho ou engraçado que seja, realmente a alergia existe. Mesmo em dias de inverno, preciso caprichar no bloqueador solar, para garantir que as feridas, a febre e as dores não apareçam.

Apesar de amar os dias ensolarados, eu preciso sempre optar pelas sombras e por consequência disso, meu organismo é deficiente de uma vitamina extremamente importante para a manutenção de nossa saúde, a vitamina D.

A vitamina D é essencial para o equilíbrio dos órgãos e funções do organismo, é ela quem regula a absorção de cálcio e fósforo, mantêm o cérebro funcionando na linha além de fortificar ossos, dentes e músculos e até o coração. Sabe quando você faz de um tudo e não consegue emagrecer, ou quando já levanta da cama cansado, aquela sensação ruim de ter sido atropelada por um trem, tudo dói e você não entende de onde vem? Tudo isso é causado pela falta da vitamina.

Com um exame simples de sangue é possível saber quais são os níveis dela em seu organismo. Ela é produzida naturalmente em nosso corpo, mas para que essa produção aconteça, são necessários os raios ultravioletas do sol. Como já contei, quem vos escreve aqui é alérgica ao sol e para que o meu organismo não entre em colapso, faço suplementação da vitamina oralmente, são 35 gotinhas por semana. Até tento pegar um tiquinho de sol pela manhã ou finzinho de tarde sem o bloqueador, mas não resisto mais que 5 minutos.

Para produzir a vitamina D, a exposição ao sol deve ser de pelo menos 15 minutos no dia. Escolha horários que ele não esteja tão forte e não use protetor nem bloqueador ao fazer isso.

Bom, o assunto de hoje era esse, lembre-se que o que relato por aqui são experiências próprias. Se você ficar em dúvida referente a algo consulte seu médico de confiança, já diz o velho ditado: Melhor prevenir, que remediar.

Esse espaço é feito para todas nós, comente o assunto que você gostaria de ver aqui no Pra Elas. Sugestões, críticas e até um elogio para alimentar o meu ego, serão sempre bem-vindos.

Beijinhos e até a próxima!!
 
 

Fonte: Dhyna Bosetti



01 COMENTÁRIO - Deixe também o seu Comentário

* Fique tranquilo que ele não será exibido junto ao comentário.


Eli Lima comentou em 06/12/2018 as 11:23:13

Muito bom esse conteúdo..eu sabia que a vitamina" D" era importante mas não conhecias suas funções..Estou amando as postagens..Pra Elas é tudibom..Gracias.



VEJA TAMBÉM