Portal Faxinal

NOTÍCIAS



VÍDEO: Casa Battiston comemora 60 anos de fundação.

Loja faz parte da história de Faxinal dos Guedes.

05/07/2018 às 10h35
Atualizada em 09/07/2018 - 15h17


Uma das lojas mais queridas de Faxinal dos Guedes e de toda a região Oeste catarinense completa seis décadas de história.  A Casa Battiston faz parte da história faxinalense. Acompanhe o histórico da empresa:

CASA BATTISTON 60 ANOS


Há muitos anos atrás, num lugarejo interiorano chamado Pesqueiro do Meio, município de Xaxin/SC, os três irmãos da família Battiston, José, Lino e Theodoro, fundaram o primeiro comércio nesse local, a Casa Battiston. Inicialmente, uma pequena mercearia que comercializava alimentos, roupas e suprimentos básicos para subsistência na época: tecidos, lamparinas, medicamentos, entre outros.

Por anos, os irmãos obtiveram sucesso com este comércio. Todavia, com a migração das mais de trinta serrarias, que exploravam madeira e erva-mate no Pesqueiro do Meio e interiores da redondeza, consequentemente migraram junto com elas os seus operários, classe que representava a maior clientela da Casa Battiston.

Os três irmãos, descontentes com a baixa das vendas, resolveram desfazer a sociedade. Porém, um deles, José, teve conhecimento de que na cidade de Faxinal dos Guedes/SC ainda existiam diversas serrarias em funcionamento e, inclusive, que diversos clientes seus tinham vindo trabalhar nessa cidade. Daí que resolveu se mudar, juntamente com sua esposa Josefina e seus cinco filhos, e reabrir a Casa Battiston aqui no município de Faxinal dos Guedes.

O início das atividades da Casa Battiston em Faxinal dos Guedes se deu no ano de 1958, coincidentemente, ano de emancipação política-administrativa do município, em uma casa de comércio situada na Avenida São João, esquina com a Rua 21 de Abril, onde vendia alimentos, remédios, armarinhos, artefatos e, também, confecção e calçados. Dessa forma, conforme o município foi se desenvolvendo, paralelamente, a Casa Battiston foi criando sua história e fixando suas raízes.

Em 1966 a loja adquiriu um imóvel, ainda na Avenida São João, mas no centro da cidade, continuando com o mesmo tipo de comércio.

Por longos anos a administração da loja foi feita por José. Porém, quando a idade já não lhe ajudava mais e doenças o acometiam, passou a frente dos negócios ao filho João Luiz e, pouco tempo depois, José faleceu.

Foi na administração de João Luiz que a loja se mudou para a sala comercial que hoje, fica ao lado da pizzaria Zero Hora e, posteriormente, para a sala comercial do condomínio José Battiston, onde é seu atual endereço.

No ano de 1998, João Luis resolveu ir embora de Faxinal dos Guedes para seguir em outro ramo comercial. Foi nesse ano, então, que vendeu a Casa Battiston à Sady e Delires Dal Bó que se manteve na administração da loja por um longo período, alcançando muito sucesso, estabilidade, credibilidade

com fornecedores e clientes e solidificando o ramo comercial de confecções, calçados e cama, mesa e banho.

Foi num atípico mês de abril, do ano de 2007, que Delires, já cansada da vida do comércio, pois sempre trabalhou na loja, antes com seu pai, depois com seu irmão, resolveu passar a administração da Casa Battiston para alguém mais jovem, com mais vigor para o corre-corre que o comércio exige. Aí que Fabiane Oldoni Dal Bó, funcionária da Casa Battiston há anos, juntamente com seu esposo e seus dois irmãos, Cleiston e Maiane Oldoni, incluídos os respectivos cônjuges, compraram e assumiram a administração da loja, optando por manter o mesmo e já tradicional nome fantasia “Casa Battiston”.

Desde então, a família Oldoni, representada pela sócia administradora Fabiane Oldoni Dal Bó, vem repaginando e escrevendo novos capítulos da história da Casa Battiston, preservando seus ideais, sua credibilidade, seriedade e comprometimento com seus clientes.

Fabiane seguiu com a linha de trabalho e segmentação comercial da loja em confecções e calçados, abrangendo todos os gêneros e tamanhos e com a linha completa de cama, mesa e banho e, ainda no ano de 2007, permitiu que a Casa Battiston integrasse os quadros de sócios fundadores da Rede Calce Mais, hoje conhecida como Rede Mais Calçados e Confecções, da qual faz parte até os dias atuais.

É assim, por intermédio e participando da Rede Mais, que a Casa Battiston, objetivando satisfazer com excelência as necessidades dos seus clientes, consegue obter e oferecer produtos de máxima qualidade e com os melhores preços do nosso comércio local.

Pois bem, essa história de sessenta anos da Casa Battiston aqui em nossa cidade, foi contada com inúmeros colaboradores: funcionários, clientes, fornecedores, familiares e amigos. Todos que, de forma especial, deixaram e estão deixando sua marca. Que são personagens ímpares na narração de cada capítulo.

Por cada um que, de maneira única, participou e contribuiu para chegarmos onde estamos hoje, com excelência e sucesso, e por tantos bons momentos vividos, o sentimento é gratidão!

Felizmente, não paramos por aqui. Muito, ainda, tem-se por fazer. Por isso, guardamos a certeza de poder contar com cada um, permanecemos firme nos objetivos, atendendo sempre com presteza e zelo, continuando esta história com muito orgulho.

Por fim, já diz a nossa Dona Delires: “Entre lutas, derrotas e vitórias, continuamos aqui em Faxinal dos Guedes desde 1958, comemorando, juntamente com o município, a mesma idade de sua emancipação, sessenta anos. Nossos cabelos mais brancos, nossas forças um pouco diminuídas, mas determinados em manter a Casa Battiston no patamar que merece, pelo passado que teve, com ativa participação na comunidade e dedicação aos clientes e, pelo belíssimo presente e futuro que vem construindo, com os mesmos alicerces e com a participação de todos vocês”.

Fonte: Portal Faxinal



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

* Fique tranquilo que ele não será exibido junto ao comentário.





VEJA TAMBÉM