Portal Faxinal

NOTÍCIAS



Apicultores recebem curso de capacitação.

O curso de manejo de colmeia é promovido pela Secretaria de Agricultura

16/04/2018 às 06h44
Atualizada em 16/04/2018 - 07h11

Nos dia 11 e 12 de abril, a secretaria de agricultura do município em parceria com o sindicato de produtores rurais e Senar, realizou no Centro de Eventos o primeiro módulo do curso de manejo de colmeias, com o objetivo de ensinar os produtores no manejo de colmeias de acordo com as normas técnicas, visando a melhoria do sistema de qualidade da produção apícola.

Neste primeiro módulo os alunos aprenderam técnicas de segurança e saúde no trabalho, cuidados com o meio ambiente, a importância da apicultura e a aplicação das normas técnicas, aspectos básicos da biologia comportamental das abelhas, identificação de colmeias, materiais e acessórios apícolas de acordo com as normas técnicas, métodos de preparo de colmeias e quadros, reconhecimento da área para a implantação do apiário, povoamento de colmeias através de captura ou nucleação, condução e controle do desenvolvimento dos enxames.

O curso teve duração de 16 horas e foi dividido em horas teóricas e práticas e foi ministrado pelo instrutor do Senar Neuri Riboli que afirmou a importância do conhecimento para desenvolver esta atividade no campo, segundo ele Faxinal dos Guedes tem um clima propício para o cultivo do mel. “É preciso aprimorar essa atividade para que ela se torne um complemento de renda, para isso é necessário melhorar os índices de produtividade,” diz Neuri.

Para o supervisor do Senar Helder Jorge Barbosa, a gestão é muito importante para alcançar o sucesso, os programas de aperfeiçoamento estão disponíveis, basta o produtor buscar pois não existe outro caminho a não ser o do conhecimento. A secretaria de agricultura do município busca cursos para aprimorar os conhecimentos dos produtores afirma André Kilpp de Figueiredo, visando que ele mantenha a atividade de cultivo do mel podendo ser uma renda extra. “O nosso município nos dá condições favoráveis, essa é uma atividade que pode ser melhor explorada pelos nossos produtores,” finaliza André.

Outros dois módulos do treinamento ocorrerão ainda neste ano. A próxima está prevista para setembro, com orientações sobre o manejo de primavera. E a última em novembro que vai abordar o melhoramento genético.

Fonte: Ascom



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

* Fique tranquilo que ele não será exibido junto ao comentário.





VEJA TAMBÉM